A síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença crônica, progressiva, incapacitante, com alta mortalidade e morbidade cardiovascular. Dentre as desordens do sono, esta é a mais comum. É uma condição onde ocorre várias paradas respiratórias durante o sono por obstrução das vias respiratórias superiores. A apnéia é definida quando essa parada respiratória é maior que 10 segundos.
O ronco é um dos principais sintomas dos pacientes com SAOS, podendo chegar até 85dB.
Essa condição leva a um sono não reparador e as pessoas com apnéia constumam sofrer com sonolência durante o dia.
Uma pessoa com apneia do sono “acorda” toda vez que perde o ar, mas não percebe. Isso pode acontecer mais de 300 vezes em uma noite, o que significa que ela não consegue descansar. Mas pelo menos é um sofrimento que ela não percebe. Já quem dorme com ela…
Voce sabia que o seu dentista pode te ajudar com o tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) e te ajudar a se livrar do ronco?
Para o ronco , temos o recurso do uso de um aparelho que é colocado na boca durante a noite facilitando a passagem de ar e consequentemente a entrada de oxigênio , levando a uma melhora da obstrução das vias aéreas.
Dra Monica Moreira dentista especializada em DTM atende na Clinica Rothier. Odontologia Integrada na Barra da Tijuca, também atende em Cabo Frio e Macaé, no Rio de Janeiro.
Comments